quarta-feira, 9 de março de 2011

O trânsito caótico do Recife


Não podemos deixar de notar, sentir e, muitas vezes sofrer, com o trânsito caótico que se instalou no Recife.

A cidade não mudou, nada ou quase nada nem se preparou para um aumento tão significativo no número de carros a circular na cidade. A cada mês são oito mil veículos novos nas ruas! Parece um contrassenso. É quase o mesmo número de novos carros nas ruas do Recife do que o número de nascimentos na cidade no mesmo período. O número de nascimentos na cidade é, em média, de aproximadamente 12 mil por mês segundo o IBGE na última década. Isto significa que o número de novos carros nas ruas da cidade é quase igual ao número de nascimentos no mesmo período na cidade!!!

Aliado a este absurdo, vivemos numa cidade onde a maioria das pessoas não tem o mínimo respeito pelo direito do outro nem tampouco pelos bons costumes. Obedecer as leis? Nem pensar! Na cabeça dessas pessoas, respeitar a lei é coisa pra "babacas".

Então, o que se vê, são pessoas estacionando em fila dupla, ocupando as vagas de idosos e, o que é pior, de deficientes, avanços de sinal vermelho (pra aproveitar o restinho de tempo antes que o fluxo da outra rua comece), motoqueiros que, sem nenhuma noção de cidadania, passam voando por entre os carros parados, não importando se para isso, correm o risco de arrancar o espelho de alguém ou amassar ou arranhar o carro do outro. Ou de colidir com alguém que, desavisadamente, abra a porta do carro por qualquer motivo.


E sobre os motoqueiros, faremos aqui um parêntesis especial.


Esses "ases do volante" precisam urgentemente de um freio. E o melhor freio para qualquer pessoa está no bolso. Pra início de conversa, o IPVA que esses cidadãos pagam deveria ser o mais alto dentre todos os outros. Eles representam uma grande despesa para o Estado com as entradas em hospitais e cemitérios. Sem contar com o prejuízo que causam a todo minuto aos outros cidadãos que não têm nenhuma culpa por esses privilegiados pensarem que são imortais ou que são super heróis.

Um comentário:

Unknown disse...

parabens pelo blog e atitude. vamos tentar mudar isso juntos.
www.rioparainiciantes.wordpress.com