sábado, 10 de agosto de 2013

Lixo eletrônico

Há um bom tempo que não escrevo aqui. Gostaria de não só escrever a cada seis meses mas, nem sempre isso é possível.
Hoje, por uma necessidade pessoal, encontrei um blog (OVERMUNDO)que me chamou a atenção e resolvi escrever aqui sobre isso. Trata-se de lixo, reciclagem, meio ambiente.
A matéria encontrada foi sobre lixo eletrônico. Vejam abaixo o texto do autor (que desconheço).
O que tem de bom neste texto é que ele oferece um link  para um outro blog (do artista) para você ir até lá e conhecer esse trabalho fantástico desse artista (Armando Oliveira Bastos).
 Isto me faz pensar em outros lixos que não temos aonde descartar e ninguém nos oferece opções ficando, cada um de nós, com um enorme peso na consciência em descartar em lixo comum, coisas que sabemos deveriam ser descartadas de forma especial.
Exemplos: restos de remédios (pílulas das mais diversas ou líquidos), pilhas, etc.)
Eu próprio, já fiquei meses guardando pilhas para levar num local de descarte sem sucesso. Informaram que um banco conhecido tinha um serviço de recolhimento dessas pilhas ou baterias. Juntei tudo que tinha em um saco e saio eu todo contente pra levar meu lixo para um local adequado de descarte. Chegando lá, fui informado que o banco em questão não tinha mais esse serviço. E voltei pra casa frustrado e com meu lixo.
Mas, vejam abaixo o que encontrei sobre o assunto.

APROVEITAMENTO DA SUCATA ELETRÔNICA

Armando Olive

 "A rapidez na produção e no consumo de produtos eletrônicos, principalmente celulares e computadores, fazem crescer o acúmulo de resíduos tecnológicos. Por conter uma série de componentes tóxicos, os objetos eletrônicos descartados não devem ser misturados com lixo comum, que irão para aterros ou serão despejados a céu aberto. A maneira correta de fazer o descarte do lixo eletrônico é doando em coleta apropriada, de forma separada, onde a maioria dos materiais poderá ser reaproveitada.
Por sugestão dos meus professores, foi pesquisar por boas idéias para o aproveitamento dessa sucata eletrônica, depois de muita procura em sites e blogs encontrei uma iniciativa importante, como a do artista plástico e designer gráfico cearense Armando Olive que com muita criatividade reaproveita a sucata eletrônica. Com HD de computadores, celulares, câmeras fotográficas e outros itens eletrônicos, o artista constrói esculturas sensacionais. Acho esse tipo de arte muito interessante e bastante oportuna. Veja o portfólio do artista nesse endereço: http://www.armandoolive.blogspot.com
Além de constituírem uma fonte de renda, as criações são, para Armando, uma forma de reciclar materiais que ficariam inutilizados por muitos anos. O artista conta que, em suas mãos, a sucata tecnológica é 100% reaproveitada. "É muito importante, porque a maioria dessas coisas vai pro lixo.

No Brasil, há pouquíssima política para o setor. A legislação nacional não prevê qualquer forma de tratamento para resíduos sólidos. Logo, recai-se o peso das iniciativas de aproveitamento de lixo tecnológico em grupos voluntários, instituições e pessoas, como a do artista cearense."

Disponivel em <http://www.overmundo.com.br/overblog/aproveitamento-da-sucata-eletronica>


Nenhum comentário: