domingo, 2 de setembro de 2012

Desrespeito ao consumidor

A Folha de Pernambuco publicou no seu caderno de Economia neste primeiro domingo de setembro uma reportagem intitulada “Renovação automática de assinatura é abusiva” onde, o responsável pela matéria, apresenta uma situação que sempre me deixou revoltado. Em certo ponto da reportagem, afirma-se a respeito da Editora Abril que “a empresa está vulnerável a receber uma multa ALTÍSSIMA, que varia entre 5 e 8 mil reais.” Ora senhores!!! Isso lá é multa “altíssima” como classifica a reportagem para uma empresa como a Editora Abril?!!! Ainda que fosse uma multa diária de 100 mil reais seria irrisória, quanto mais uma merreca de 5 a 8 mil reais! Talvez, para alguns de nós, isso seria uma multa elevada mas para Editora Abril?

Infelizmente, a Justiça aplica multas irrisórias para essas empresas que desrespeitam descaradamente o consumidor e, justamente por isso, continuarão a desrespeitá-lo sem nenhum constrangimento! Se todos os lesados fossem à Justiça reclamar seus direitos, ainda assim a multa continuaria insignificante mas, como só uma parcela mínima reclama, essas multas continuarão a ser vantajosas para empresas como a Editora Abril e tantas outras que pagam de bom grado essas multas pois é melhor pagar uma ou duas multas de 8 mil a ter centenas de milhares de assinantes desistindo da assinatura.

Se os juízes ao aplicar a multa multiplicassem pelo número de assinantes ou, pelo menos, por um percentual deles, a empresa pensaria duas ou três vezes antes de desrespeitar o consumidor. Considero que, certos crimes, como estes de desrespeito ao consumidor, deveriam ter penas elevadíssimas! A razão? Eles podem deixar de ser cometidos! Não há nenhuma premência para acontecerem. O que não é o caso por exemplo, de um roubo. Mas não elevadíssimas no critério da reportagem citada! Quando falo em penas elevadíssimas, estou falando em multas de 200 mil reais multiplicado pelo número de assinantes da revista por exemplo! E acrescida, em casos de reincidência, de 100 mil reais diários entre a data da primeira condenação e a da segunda, multiplicada pelo número de assinantes.

Ai eu queria ver qual era a empresa que iria desrespeitar um consumidor! E se o fizesse, só faria isso uma vez!

sexta-feira, 2 de março de 2012

Taxista desrespeita pedestres ocupando indevidamente seu espaço



É lamentável o desrespeito aos direitos dos pedestres pelo taxista da foto que foi tirada no dia 1º de março de 2012 em frente ao Shopping Plaza em Casa Forte na saída que leva ao Bom Preço.


Notem a indignação de um pedestre ao tentar atravessar na faixa a ele destianada mas ocupada por um objeto não autorizado.


Seria muito bom que houvesse uma fiscalização rigorosa com relação aos inúmeros desrespeitos cometidos por muitas pessoas aos direitos dos seus semelhantes. E fosse aplicadas severas punições. Só assim teríamos uma convivência melhor. Lamentável senhor taxista do veículo placa PEJ 8908.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Trânsito dificultado pela falta de planejamento das autoridades constituídas



Meus amigos leitores.
Desde o ano passado que não escrevo nada neste blog mas, vou iniciar o ano escrevendo sobre o trânsito em algumas ruas de Recife.
Para fundamentar os fatos relatados, vou tomar como exemplo, a rua Visconde de Ouro Preto, uma ruazinha pequena que liga a praça de Casa Forte à Estrada das Ubaias, no bairro que dá nome à praça.
Esta rua sofre de um mal planejamento por parte dos responsáveis pela fluidez do tráfego na capital pernambucana.
Ocorre que esta rua, como outras, sendo mão dupla, tem largura de apenas 3 faixas de rolamento e, com a permissão de estacionamento de veículos de ambos os lados da rua, fica apenas uma estreita faixa no meio dos carros estacionados para circularen veículos nos dois sentidos.
Quando acontece (o que não é raro) de se encontrarem carros em sentidos opostos no mesmo ponto da via é um problema pois, nem sempre, tem espaço para que um dê passagem ao outro. Sugiro que seja proibido o estacionamento em um dos lados da via. Com a palavra, a CTTU.